OLHAR DE CACIMBO



... porque nenhuma visão é neutra, porque o turvo precisa ser dito, ainda que maldito, antes que se perca em escuridão.










quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Visita do Sr. Presidente

Me mudei de Luanda  há 4 dias. Vivo agora em Caxito, Capital do Reino do Bengo.

Bengo nao é um reino e sim uma provincia, mas a frase me lembra outra dum conto do Machado de Assis: O segredo do bonzo. A historia se passa na cidade de Fuchéu, capital do reino de Bungo. Penso que o tal bonzo do conto bem que  poderia morar por aqui, e os seus discipulos (os pomadistas) seriam integrantes do partido. * (clique BAIXAR o conto)

Hoje o Presidente da República erá visitar o pequeno Reino. Vem para a Inauguração de um centro politécnico, chega por volta da 9horas da manhã. Desde ontem as ordens superiores são para que todos os alunos, funcionários e professores das escolas do município se dirijam ao local do encontro a partir das 7h da manhã.

Ontem pela manha já começavam os preparativos. Durante a noite foi providenciada uma chuva (por forças da natureza que tambem devem ser comunistas) para que a cidade amanhecesse lavada.
Perto das 8:30 da manhã, quando passamos pela rota que vai do pequeno vilarejo de Açucareira, onde fica a sede do governo do Bengo, até a cidade de Caxito, capital da Província, quase não conseguiamos acreditar no que víamos.

Surgidos não se sabe ao certo donde, a cada 2 metros havia um aglomerado de pessoas a limpar a beira do caminho. Eram 10 km de gente, que a fação e enchada, formigas e cigarras, estavam todas em trabalho e em conjunto. Na rua em frente ao Gabinete do Governo, dezenas de mulheres a lavar o asfalto, a raspar o barro. Um caminhão  se encarregava de esguichar água. Outros grupos expalhavam pedras no pátio de uma escola. Na frente doutra escola uma retro-escavadeira tapava um buraco ancião.

À tarde, por volta das 16 horas, quando voltamos a fazer a rota, ficamos impressionados com as mudanças ocorridas. Era possivel ver detalhes da paisagem, inclusive certas estruturas como muros e calçadas, antes completamente escondidas pelo mato e pela terra.

Na beira da estrada o movimento de um rato seria perceptível dado a clarida resultante do trabalho de limpeza.

Seja bem vindo Sr. Presidente.

2 comentários:

  1. Olá Vivi,

    Pelo que percebo, mudou-se de Luanda, mas não foi para muito longe de Luanda. Espero que aí possa ter um dia-a-dia mais tranquilo que na capital. E aproveite para ir visitar a Barra do Dande e aventure-se por essas praias mais para norte, que são lindas.
    De resto, seria bom que o Sr. Presidente decidisse visitar frequentemente Luanda. Podia ser um bairro todos os 15 dias, ou até uma vez por mês, para não exagerar nem sobrecarregar a agenda de compromissos oficiais. No espaço de um ano, Luanda seria de novo uma cidade limpa e bonita. E depois bastava ir repetindo periodicamente as visitas para garantir a manutenção e limpeza da via pública.

    Beijo,

    Alexandre Correia

    ResponderExcluir
  2. Pois é uma boa idéia mesmo. Luanda iria se recuperar logo logo e voltaria a ser uma linda cidade. Ao menos ficaria limpa. Outra idéia é que fizessem aqui igual na inglaterra, tivesse além do presidente uma rainha e um principe e quem sabe uma princesa que ajudasse as crinacinhas necessitadas. Além de limpar as ruas mais coisa poderia melhorar.

    ResponderExcluir