OLHAR DE CACIMBO



... porque nenhuma visão é neutra, porque o turvo precisa ser dito, ainda que maldito, antes que se perca em escuridão.










domingo, 7 de fevereiro de 2010

4 de fevereiro

Feriado em Angola

04 de fevereiro de 961 começou a Guerra Colonial pela independencia de Angola. Demorou até 25 de abril de 1974. Hoje dois feriados nacionais de Angola. Depois teve mais guerra aqui em Angola, até 2002. Dentre tantas batalhas, muitos soldados portugueses passaram por aqui, alguns perderam a vida nessas terras.

Dos sobreviventes, alguns ainda vivem hoje. Um dele é o Sr. M.R. Um senhorzinho portugues que atuou pelas forças armadas portuguesas e passou muitos dias numa pequena aldeia angolana chamada Quimaria, na pronvincia de Uige -norte de Angola- e que em todos os seus anos de vida jamais esqueceu da pequena vila africana, ensolarada e de ruas poeirentas.

Uns 30 anos depois, o Sr. M. R. encontrou referencia à cidadezinha no Blog As Viagens de Alex, um outro aventureiro que gosta de escrever suas experiencias na Africa.

Emocionado, Sr. M.R. pediu ajuda ao blogueiro para retomar o contato com a comunidade. O Sr. M.R. esta para receber uma aposentadoria por ter lutado na batalha. Porem ele considera que esse dinheiro deve ser encaminhado às crianças de Quimaria.

Serão 140 Euros por mes. Como o Alex muito bem descreveu no blog, dificil seria encontrar critérios para escolher o beneficiàrio, ja que todas as crianças da localidade necessitam tanto. Para evitar que a doação se devie pelo caminho, decidiram doar o dinheiro para a escola de Quimaria e a professora comprarà material escolar para as crianças.

3 comentários:

  1. Olá Vivi:Gosto de ler o que escreve.Por favor
    continue!!!
    O "senhorzinho"
    M.R.

    ResponderExcluir
  2. Que bom recebe-lo em minhas páginas Sr. M.R. Sinto-me muito enaltecida por gostares e por desejar que eu continue. Seu comentário me sucitou muitas reflexões, expecialmente pela auto-referencia entre aspas. Que coisa é isso de blog não? É tão livre, tão sem critérios, tão cheio de cacimbo não? Afinal podemos escrever tanta coisa, inclusive reproduzir preconceitos. Eu imaginei um M. R. e assim o "recriei" aqui. Como a maioria dos portugueses não são muito grandes (pequeninos se comparados com os Holandeses ou Alemães por exemplo) imaginei-lhe pequeno. Ademais como conheço Portugual apenas pelos poetas, como Fernando Pessoa e, mais recentemente o Saramago e o Lobo Antunes,inspirei-me neles e já o pensei como um soldado aposentado saudoso, que no final da tarde senta na varanda de azulejos a contemplar o mar e lembrar da África e das crinacinhas de Quimaria. Pois vejamos como é a imaginação humana. Agora ando a fazer graça comigo mesma em imaginar os mil outros jeitos que esse antigo soldado poderia assumir. Obrigado M.R. Continuarei sim, e se puder comente sempre.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi: tudo bem cara? ( esta é à brasileira...)
    Acertou em cheio. Sou pequenino e magricela - pratico atletismo de fundo -( o Napoleão Bonaparte também era baixo e além disso era maneta...), mas minha companheira não usa bigode e não sou, nem nunca fui padeiro ( que me perdoem os padeiros, porque gosto muito de pão).É verdade que vêm assim os portugueses???
    Os meus parabéns por gostar de Saramago e Lobo Antunes. São os meus preferidos!- Mas se puder visite Portugal...
    Gostei da descriçao que faz dos chineses em Angola e de como vê essa terra.
    Continue a escrever.Muitos lêem!
    O "senhorzinho"
    M.R.

    ResponderExcluir