OLHAR DE CACIMBO



... porque nenhuma visão é neutra, porque o turvo precisa ser dito, ainda que maldito, antes que se perca em escuridão.










quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Formigas Infantes


Ja faz uns dias que estou em CAXITO, capital do Bengo, como falei na postagem anterior.

Aqui o dia amanhece muito cedo. É como se o sol crinça despertasse agitado e animado e depois, ali pelas 7 horas da tarde, jà cansado de tão intensas brincadeiras, se deixasse completamente adormecer, embalado pelo vento que ruma do mar e começa chegar por aqui por volta das 4 da tarde.


Assim como o sol, me desperto cedo e me deito quando os grilos começam a cantar sob o telhado. Hoje, por volta das 9 horas da manhã, o sol jà começava arder na pele e eu acordada a pelo menos umas 3 horas, chegaram de Luanda os rapazes da empresa de manutenção. Vieram arrumar a ducha e trazer um pequeno fogão, para que possamos cozinhar mais à nossa maneira e aos nossos horarios.

Perto das 10 horas foram embora e deixaram na lixeira, aos fundos da casa, a caixa do fogao, a ducha velha, e os pedaços de plastico, isopor, canos e tubos que restaram do tabalho.

5 minutos depois ouço um barulho nos fundos. Saio no portão e vejo umas 7 ou 8 crianças (de 5 a 9 anos de idade) a remecherer o lixo numa verdadeira descoberta. Quando me vêem algumas correm, outras apenas param de mecher sem soltar o que têm nas mãos e ficam a me olhar.

Eu, tão criança quanto aqueles 7 ou 8 pares de olhinhos dirigidos a mim não sei o que fazer nem o que dizer. Acabo por autorizar a retirada do que quizerem, e que deixem o resto dentro da lixeira e não no chão.

Ainda sem me dar conta de muita coisa, percebo que abri um diálogo e a partir de então a cada pedaço de plastico, papel ou resto de cano, que retiram da lata me olham e perguntam:

_Amigo! Posso pegar esse? E esse?

_Amigo! Amanhã tu compa uma bolassa pa mim?

_Amigo! Amanhã tu compa #'%$£è@' pa mim? (não entendo)


Limito-me a dizer: _Amanhã.

Depois lhes explico que não sou amigO, sou amigA, porque sou menina. Aprendem rápido, fazem mais uma meia duzia de perguntas, me chamando de amiga e como a lixeira já esta vazia vão se afastando.

O grupo das meninas pega a caixa maior, do fogão. Como formigas, meia duzia de crianças com uma enorme caixa de papelão na cabeça e mais umas 3 ou 4 correndo atrás, saem todas cantando em coro

_Ah amiga é boa. Ah amiga é boa...

2 minutos depois um dos enfantes aparece no portão e pergunta se não tem mais.

Um comentário: