OLHAR DE CACIMBO



... porque nenhuma visão é neutra, porque o turvo precisa ser dito, ainda que maldito, antes que se perca em escuridão.










sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Funj na Açucareira_Caxito_Bengo




Funj ou fungi? já vi pela internet dos dois jeitos. Hoje comi essa deliciosa especialidade angolana. Me disseram que tambem tem no Congo, deve ter mesmo, porque é uma delícia. Parece uma polenta molezinha, daquelas que eu ganhava de minha mãe quando era criança.Parecido com a base do pirão, se esse fosse cozido sem o peixe. Esse era de mandioca, há tambem o de milho. Junto com o creme delicioso serviram um pequeno molho de tomate e folhas de mandioca refogada. Uma comida suave de sabor, leve e sem o absurdo de gordura da comida globalizada que como sempre e com toques sutís ao paladar. Junto do prato, que para mim já estaria completo, também serviram um peixe carapau (tipo de peixe marinho) grelhado. Muito saboroso. O restaurante simples e o preço justo. Justo se usar como referência a cidade mais cara do mundo. Fica na capital de Bengo, Caxito, e é um lugar singelo e acolhedor. Na saída o proprietário agradável, tambem fomos os únicos a comer no local naquele horário, nos pergunta de onde somos, Eu digo que do Brasil e ele abre um soriso de dentes ralos e expressa com o A bastante tônico e o L pronunciado forte no final da frase: _Ah! do Brazil! _ e continua, com o mesmo L saliente no final_ Os angolanos gostam muito do Brazil, é um povo alegre! Eu respondo que sim, que os brasileiros também gostam dos angolanos (o que na verdade não tenho certeza, eu mesmo vivo a criticar um bocado), falo da televisão brasileira que passa aqui e das novelas para tentar mostrar a parceria. Ele olha para a TV grande no canto do salão e se desculpa. _ Hoje estamos sem luz. Eu falei que não precisava TV, que a comida tava boa, que nós brasileiros nem gostávamos tanto de TV (essa sim mentira deslavada, quem não gosta de TV no Brasil, eu e um pequeno grupo que não suporta novelas). Ele deu o troco, bem certinho sem se enganar com 100 kuanzas como é comum pelos estabelecimentos na capital, e agradeceu com soriso que a cada vez crescia mais. Pediu desculpas e disse _ A mulher aqui gosta das novelas, gosta bastante das novelas do Brasil. 
O nome do restaurante é pertinho da sede do governo do Bengo, num vilarejo que se chama Açucareira, pois ali tinha produção de cana e uma fábrica de açucar, antes da guerra. Agora resta os escombros e a chaminé da antiga fábrica de açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário