OLHAR DE CACIMBO



... porque nenhuma visão é neutra, porque o turvo precisa ser dito, ainda que maldito, antes que se perca em escuridão.










quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Um prato de comida e uma fruta podre





MABOQUE
Da comida ainda não tenho muito o que dizer. Estou aqui há um mês e uns dias, num hotel numa grande capital. Me alimento do que poderia comer em qualquer grande capital do mundo, não cheguei a conhecer realmente as comidas típicas locais. Eu como nos restaurantes que servem comida para estrangeiros. Locais que conseguem ser limpos e absurdamente caros (exageradamente caros, mas sobre isso pretendo escrever mais tarde noutro post). Particularmente, eu acho tudo muito gorduroso, ainda não encontrei um lugar mais light, mais natural. Do que sinto falta é das minhas comidas naturebas e também de arroz, de feijão não porque não gosto, mas também não tem feijão. O acompanhamento principal aqui é batata, fritas ou cozidas com muita manteiga. Os peixes são muito bons e as carnes não como, já não comia no Brasil. _ Se eu fosse fazer um paralelo daqui com o Brasil faria com Salvador, pelo ¨peso¨ (gordura) dos pratos, pelo ritmo das coisas e pelo assédio constante aos ¨turistas¨, que aqui não são turistas mas estrangeiros a ganhar a vida (ou mais que a vida: dinheiro)_ . 

Ainda não encontrei um lugarzinho bom e barato de comida local, talvez não exista. Sei que alguns pratos típicos são feitos a base de mandioca, outros de milho. Tem um tal de funj que é uma espécie de grude de mandioca ou milho que é servido com molho e alguma carne ou peixe. Eu não tive oportunidade de provar, dizem que é bom. Na capital, ao que me parece, muito dos costumes se perderam, já está tudo globalizado, sanduíche, hamburger, batata frita e espetinho. Espetinho tem muito nas ruas quando cai a noite. De manhã tem o mata-bicho. Não tenho certeza o que é o tal mata-bicho, ao que parece é o nome que dão para a primeira refeição do dia, o que chamamos de café da manhã no Brasil e em Portugal de Pequeno Almoço.

Esse mataria a primeira fome do dia e se refere sempre a um lanche, sanduíche por exemplo, que pode ser comprado de vendedores ambulantes na rua, ou em pequenas lanchonetes que aqui, como em Portugal, chamam de pastelarias. Também vejo as pessoas a comer marmitas, as tais quentinhas, que uns meninos ou mulheres carregarem em grandes recipientes plásticos sobre a cabeça e parecem passar entregando nas empresas aos funcionários. Deste prato se alimentam os que têm trabalho, os guardas e funcionários das construções que sentam na calçada e comem ali mesmo, num sítio à sombra, próximo da construção, próximo ao edifício. Também comem os limpadores de sapatos e as vendedoras de rua, profissões bem comum por aqui, dado a quantidade de pó que se prende aos calçados e a falta de lojas com preços acessíveis para vender coisas básicas, assim como a falta de emprego que aumenta a quantidade do trabalho informal. Os trabalhadores informais também são os que vendem o mata-bicho e também vendem outras tantas coisas de comer, como rapaduras, amendoim, milho verde cozido, prego no pão (um tipo de bife no pão), ovos cozidos, mandioca crua (por deus não sei como há gente que come isso) e principalmente frutas. Bananas, abacates, papaias, abacaxis (que aqui chamam ananás) maçãs, tangerinas, morangos, mangas, e outras tantas nativas que já não sei o nome. Uma delas é o kiwano (kino), ainda não comi, parece um melão com espinhos, mas dentro lembra o maracujá e dizem que é cítrica. Tem outra bem parecida com esta que se chama Sape-Sape. 

Outra, que comprei ontem, mas fui enganada, estava podre, (Que me perdoem pelos julgamentos, mas não podem ver um estrangeiro que tem que dar o golpe) que se chamava MABOQUE e também é uma fruta cítrica. A casca é dura e é necessário quebrá-la para chegar ao interior, que parece um cérebro, depois mexendo nessa massa separam-se grãos envoltos por polpa que parecem uma fruta do conde (pinha, arriticum), com a casca grossa como de um romã, mas solta da polpa. O gosto... já disse, tava podre. Tem um site que encontrei que fala das frutas de angola se quiserem conferir. http://angola.linda.googlepages.com/frutasdeangola





9 comentários:

  1. As vezes quando viajo percebo que terra nova não se sente com os pés nem com os olhos... se sente com a boca. Fruta é criação de arvore em homenagem à terra.

    ResponderExcluir
  2. a maioria das frutas tem aqui no Brasil, né?
    Mas por um preço muito mais alto, pelo jeito...
    a expressão "a preço de banana" não se aplica na africa! rs
    bjos

    ResponderExcluir
  3. hahah boa pergunta. Ainda assim banana é mais barata que as outras coisas. Vou descobrir depois te digo.

    ResponderExcluir
  4. ola, por acaso vivi um bom tempo em angola e te digo, maboque é um fruto espectacular lol.

    alias, acabei d pedir a um primo que vive la, para me trazer uns quantos porque tenho imensas saudades de o comer =P

    Angola bate ya?? eheh

    cumprimentos

    ResponderExcluir
  5. ja agora, o maboque não é podre! Soq ou se gosta ou não desse sabor! ate te digo que da forma como a sua casaca é dura, fax com que se conserve muito melhor que a maioria dos frutos! axo que nesse aspecto erraste no titulo e no comentario, e podes dar ma impressao a quem leia o artigo

    ResponderExcluir
  6. olha, em primeiro lugar, li agora todo o post e ate me senti algo ofendida com a tua descrição... primeiro, ananás e abacaxi são duas frutas diferentes de aspecto semelhante, mas, mais uma vez DIFERENTES!! Segundo, não foste enganada no maboque, tal cm dixe, exe fruto é mesmo assim, e ou se gosta ou não!
    3º, o "mata-bixo" é qualquer media-refeição que serve para "enganar a fome". tal cm tens o "pitéu", que é a refeição completa.
    4º, escreve-se "fungi" e diz-se "funge"! e é feito ou de farinha de milho, ou de bombó. Acompanha calulu ou muamba (experimenta muamba de ginguba, é a melhor! ;) )

    aí não ves muitas coisas "light", ate porque, como ja deves ter reparado, Angola é um país pobre em que as suas riquezas são pouco exploradas! Logo, não desenvolvem muitas coisas, apenas algo que, obtido sem muito gasto e com alguma facilidade, "encha o buxo" e aguente o trabalho árdou (ou não) ao sol esturrante. Logo, teem de ser comidas caloricas que deem pa aguentar o dia.

    boa sorte e aproveita melhor os lugares que visitas

    ResponderExcluir
  7. Cara Diana, perdoe-me imensamente pela ofensa que fiz você sentir ao mal definir as comidas de teu país. Como muito bem reparaste, nunca me referi ao maboque como uma fruta podre, senão a que eu comi que estaria (independente da tua afirmação oficial de não estava porque é assim mesmo). Em segundo lugar, imagino que por teres lido o posto inteiro tenha percebido que eu estava há um mês no pais quando o escrevi, e ainda não tinha conhecido certas palavras, como bobó (que é uma espécie de farinha sim, feita de mandioca, só que não é a mesma que usamos no Brasil, pois há um cozimento da mandioca antes de fazer o bobó) e certamente a diferença entre abacaxi e ananás é algo que precisamente todo mundo saiba e EU não cheguei a conhecer, portanto sou capaz de ofender pessoas ao realizar tamanha confusão.
    Desculpo-me imansamente por não saber distinguir cetas frutas tão pouco semelhantes e sobretudo por nunca ter percebido que o fato da comida ser "pesada" é uma necessidade lógicamente fisiológica dos habitantes da região e que a minha estupidez tamanha me fez crer que seria um traço historico cultural.
    Agradeço imansamente pela leitura e pelo desejo de boa sorte nas proximas viagens.

    PS: Certamente Angola toca e provavelmente os gostos das pessoas cobre fruta, lugares e comidas são diferentes.

    PS2: Concordo com um antigo ditado que diz que somente os nativos tem direito de criticar sua propria naçao.

    PS3: Os blogs não são periódicos, são sobretudo escritos subjetivos. E não precisam seguir as exigencias como a da verdades.

    ResponderExcluir
  8. Maboque podre!!!
    Com todo o respeito.
    Prove e analize , se não gostar deixe.
    :-P

    ResponderExcluir
  9. Talvez eu não me tenha feito entender. O MEU MABOQUE (aquele que eu comprei), o específico daquele dia... estava ruim. Já me disseram que é assim mesmo, se for assim então EU NÂO GOSTO, ninguem é obrigado a gostar de tudo né. PRA QUE SAIBAS MTr anónimo (porque não põe nome?) não gostei e deixei sim. Mas só pra que TODOS saibam, repito, o maboque que eu comprei aquele dia devia estar estragado, porque tinha sabor a podridão. All right???

    ResponderExcluir