OLHAR DE CACIMBO



... porque nenhuma visão é neutra, porque o turvo precisa ser dito, ainda que maldito, antes que se perca em escuridão.










terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dentista em Luanda, segundo assalto


Essa semana consegui ir a uma dentista fazer manutenção do aparelho ortodôntico. Um prédio horrivel, umas escadas que quando entrei pensei: vou morrer de infecção nesse lugar. Nada! lá dentro tudo limpo esterilizado, ótimo. Na hora de pagar: FACADA: 100 dólares por mês a manutenção. Eu ando pasma com essa cidade em relação a isto, os preços. No Brasil a gente é feliz e não sabe. Aqui os preços são mais caros que na Europa e nos EUA. Se você for estrangeiro então os preços se multiplicam. Se não fala português pior ainda. Uma mulher francesa me contou que pagou 600 kuanzas por 4 bananas pequenas dessas compradas nas ruas das vendedoras ambulantes. Em geral consigo comprar bananas na rua por 300 kuanzas a penca, mas falo a língua e não aceito preço maior. O que mais me impressiona é que tudo custa uma furtuna e a maioria das pessoas é paupérrimas. Por outro lado está cheio de ricos, e não são europeus não. São Ricos locais. Os políticos imagino que façam parte desse grupo, afinal todos sabem que a propria primeira dama é uma das grandes empresárias do país (Dona de um Spa Day na beira da baia da capital). Tambem fazem parte dos ricos os ¨tais mestiços¨, tipos muito parecidos com os brasileiros do nordeste (fenotipicamente), mais claros no tom da pele, em geral gordos ou mais encorpados (obviamente esses tem comida na mesa todos os dias). Tais que tiveram oportunidade de estudar, enquanto a grande maioria só está tendo essa oportunidade agora, ou ainda terá daqui uma ou duas gerações. Estes ricos são espalhafatosos, mostram o que têm e o poder que detém. Roupas brilhantes, relógios, jóias, óculos de sol, dentes de ouro, cabelos postiços nas mulheres, carros possantes, vermelhos e negros com detalhes dourados e musica a toda com muitos decibeis. Os trabalhadores comuns, guardas, motoristas, vendedores, policiais, pedintes, ..., tem a pele mais preta, imagino que por ficarem inevitavelmente mais no sol tambem.
No início me perguntava como podia ter tanto rico? Da onde que sai a grana? O que fazem ou o que fizeram? Aos poucos fui aprendendo que uma das atividades mais lucrativas daqui é a financeira. Esse ramo de negócios que na verdade a gente não entende direito, pelo menos eu não, porque não se trata de um produto que se vende ou que se compra ou se importa, mas tratam-se de ações. Só pra ter uma idéia a poupança daqui rende cerca de 16% ao mês. Dado tanto crescimento, o país está cheio de novas estradas, pontes, construções, hotéis, shoppings, condomínios, ONGS e mais ONGS e, sobretudo, lixo. É o progresso, que vem com os negócios, com os bancos e os empreendedores locais. São os grandes feitos que se denominam investimentos públicos e privados. Me parece que é o que mais tem aqui em Luanda, os investimentos. Eu vejo todos os dias executivos e empresários e negociantes no bar do hotel, no restaurante, no supermercado, a falar e investimentos. Há empresas que rendem bilhões por ano de lucro, é o Capitalismo Selvagem! Os investimentos enriquecem uns, melhoram as condições estruturais do país, e espera-se que um dia cheguem a auxiliar verdadeiramente, não só no discurso, as grandes massas pobres da nação.
A respeito dos novos ricos africanos, encontrei uma texto do MIA COUTO, escritor moçambicano, que diz que são ricos pobres, pois não tem riquesa alguma, são apenas endinheirados.  
Aqui vão uns trechos e quem quiser ler o texto na integra CLIQUE AQUI
...

" O maior sonho dos nossos novos-ricos é, afinal, muito pequenito: um carro de luxo, umas efémeras cintilâncias. Mas a luxuosa viatura não pode sonhar muito, sacudida pelos buracos das avenidas. O Mercedes e o BMW não podem fazer inteiro uso dos seus brilhos, ocupados que estão em se esquivar entre chapas muito convexos e estradas muito côncavas. A existência de estradas boas dependeria de outro tipo de riqueza Uma riqueza que servisse a cidade. E a riqueza dos nossos novos-ricos nasceu de um movimento contrário: do empobrecimento da cidade e da sociedade" ...


10 comentários:

  1. Olha, será que pode nos mandar os contatos dessa clinica, estou precisando muito de uma!! :-) Obrigado, Michael.

    ResponderExcluir
  2. Posso sim, mas seria melhor vc passar teu email porque prefiro nao publicar assim na internet.

    ResponderExcluir
  3. Vivi, eu gostaria de por aparelho e precisava de ter o contacto desta clinica...meu e-mail: disiladegove@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Vivi. Pode me passar o contato tb. Meus filhos precisam botar aparelho.
    bullish@uol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Também precisávamos desse contacto da clinica raquelsusanasantos@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Como muita gente perguntou e eu quase não lembro. Vou deixar publicado aqui: Conheço duas clínicas: a que eu achei melhor está no largo AMILCAR CABRAL (eu acho que tem outro nome) na rua Amilcar Cabral, numa esquina, perto duma loja de instrumentos musicais Yamaja e de uma farmacia bem grande que se chama farmacia central. Fica no segundo andar e tem uma placa que anuncia a clinica. Se não me falha a memória se chama CLINIDENT. (está muito perto do largo da Mutamba, dali é só seguia a pé contra os carros nos entido sul e antes de chegar ao largo, e á farmacia central, a clinica fica no lado esquerdo da rua)

    A outra está na rua comandante Che Guevara, na esquina com Luther King. Não tem placa, nao tem anuncio, o prédio é (ou era) horrível por fora e dentro tá tudo bem. (eu achei essa bem mais cara e meus dentes se entortaram mais que se arrumaram, mas o lugar era limpo e pode ser que só aconteceu isso comigo)

    Boa sorte a todos.

    Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parti hoje mesmo um dente e sou vou a Portugal no dia 9 de dezembro...nao vou aguentar... pode enviar-me o email? rribeiro07@hotmail.com

      Excluir
  7. "Tambem fazem parte dos ricos os ¨tais mestiços¨, tipos muito parecidos com os brasileiros do nordeste (fenotipicamente), mais claros no tom da pele, em geral gordos ou mais encorpados (obviamente esses tem comida na mesa todos os dias). "

    Que parte do Brasil voce é ? do Lugar que seja quero passaer longe de tanto preconceito. E deprimente ver pessoas com esse tipo de pensamento.

    ResponderExcluir
  8. Não cite frases fora do contexto e ponha seu nome no comentário por favor. O que tá entre aspas é uma frase que eu ouvi muito em Angola e a minha comparação com as pessoas que vivem no norteste devia ser ilustrativa, ainda que concordo com você possa ter sido bastante infeliz. De todos os modos sinto muito pelo comentario, é verdade que que foi uma generalização desnecesária. "fenotipo nordestino" é duro de engolir, devo pedir desculpas aos leitores. viviane

    ResponderExcluir
  9. Bem, se encontrar um dentista no nosso país, Portugal que trabalhe direito muitas vezes não é fácil. Então imagino quando estamos num país, numa cidade que não a nossa.

    ResponderExcluir