OLHAR DE CACIMBO



... porque nenhuma visão é neutra, porque o turvo precisa ser dito, ainda que maldito, antes que se perca em escuridão.










quarta-feira, 17 de março de 2010

Mulher em Angola

Para não dizer que não falei das flores:

Fiquei com peso na consciência pelo post anterior, diante da possibilidade das más interpretações e pensei em pintar melhor esse quadro, ainda que sejam pinceladas frente a um céu de cacimbo.

__A nova constituição angolana, aprovada este ano, assegura 50 por cento das vagas do congresso para mulheres.

_Há muitas mulheres ocupando cargos públicos e privados de importância elevada em Angola.

_As mulheres estrangeiras (brancas) em Luanda são muito assediadas, porém sempre muito respeitadas.

_Todas as mulheres são as chamadas "mamás" ou "mãe". Em Luanda as estrangeiras são "madrinha".

Entre a população em geral (o povo mesmo)

 _ As mamás têm obrigação de ter filhos. Geralmente um por ano, conforme a natureza determina. Uma mulher se torna mamá também quando a natureza a deixa apta, ou seja, logo na puberdade.

_ Em geral, as mamás são respeitadas quando falam. O critério do respeito depende da idade, quanto mais velhas, mais respeitadas.
(obviamente isso não se pode generalizar, depende do histórico e da postura da tal mamá na comunidade ou bairro. Há algumas que são mais respeitadas que certos homens).

_As mamás são primeiras, segundas, terceiras, ou até quartas esposas de certos fulanos. Elas se orgulham de sua classificação e dos filhos que deram ao tal.

_Nas comunas (aldeias) a convivência entre as esposas é mais comunitária, enquanto nos bairros da capital é velada (ou escondida). *Atualmente as igrejas cristãs tem interferido muito nesses hábitos, especialmente na grande capital.

_ A responsabilidade com os filhos são das mamás. Responsabilidades da natureza, amamentação, carregar enquanto não chega o proximoomida enquanto não são capazes de se sustentar, ou seja, antes da puberdade. Umas com as outras, as crianças se criam (vale até o trocadilho).

_ As mamás carregam quase tudo nas bacias na cabeças e passam o dia a perambular (fazendo qualquer coisa, como vender nos grandes mercados publicos ao ar livre, lavar roupas, encontrar alimentos e trocar, etc, etc, etc) a fim de ganhar, literalmente, o pão de cada dia.

_ Todo dia logo cedo, por volta das 9 ou 10 da manhã, eu vejo muitas mamás a beber cerveja, no bico da garrafa mesmo. É a hora da conversa de cada dia, do depois de algumas tarefas matinais já realizadas.(em geral a tarefa de varrer, em Angola varre-se muito)

*estranhamente varre-se com vassouras sem cabo; estranhamente aqui vê-se primeiro as mulheres pela bacia que carregam na cabeça ou pela bunda, colorida por pano africano e virada para cima para varrer; estranhamente varrem folhas, capim e papel, mas respeitam a permanencia de latas e garrafas plástica no chão, as vezes apenas chegam a afastá-las para um canto mais reservado.

_ Mais tarde ninguem mais varre, mas ainda carrega-se coisas na cabeça e bebe-se cerveja. Isso faz-se qualquer hora do dia. Os homen tambem bebem muita cerveja.

ENFIM, As mamás não usam burca, não são apedrejadas se trairem maridos, vivem entre muitas outras mulheres e crianças, e (penso que)  afinal eu sofro mais com o machismo na vida delas do que elas próprias.


Eis um dos probelmas na Angola, e talvez em África, deprender-nos das visões colonizadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário