OLHAR DE CACIMBO



... porque nenhuma visão é neutra, porque o turvo precisa ser dito, ainda que maldito, antes que se perca em escuridão.










sexta-feira, 12 de março de 2010

Dia de feitiço

8 de Março_ Dia internacional da mulher *

Sr. G., motorista, angolano, de idade entre 25 e 35 anos, tece seus bem humorados e eloquentes elogios às mulheres. Segundo ele, elas são flores de um jardim do qual ele se julga um bom jardineiro.

Depois de inumeras voltas poéticas e informações que me dà sobre o casamento em Angola (onde é comum os homens terem mais de uma esposa)  faz referéncia ao dia internacional da mulher e eu, então, lhe pergunto se ele sabe porque se comemora tal dia.

Ele confessa que não sabe. E eu assumo a responsabilidade de lhe contar o motivo. Conto resumidamente sobre a luta das operarias dos Estados Unidos e Europa poe direitos iguais e no final ouso pronunciar uma frase mais engajada: "graças a essas manifestações hoje as mulheres tem direito iguais aos dos homens".

Ele responde:
_ Madame. A senhora vai me deculpar, mas essa coisa de igualdade entre mulher e homen, eu não concordo.(E continua) Mete uma mulhar ai a carregar peso, não dà, o homen é mais forte.

Eu expliquei que não era dizer que eram iguais, mas que tem direitos iguais. E dei um exemplo. De que se ambos trabalham tem o direito de receber o mesmo. Do mesmo jeito que ambos tem responsabilidades iguais pelos filhos e pela casa e não apenas a mulher.

Ele argumentou: (reproduzo mais ou menos suas palavraq)
_ Se trabalha a mulher tem que ganhar bem, ta certo. Mas essa coisa de repartir as coisas da casa, madame, isso não ta certo. A casa precisa de ordem, o homen tem que botar ordem na mulher e nos miudos (crianças) senão dà maka (problema). quando eu chego em casa eu boto ordem. Se fica produto quimico assim no chão é perigo pros miudos, eu tenho que mandar guardar, se eu nao meto ordem fica uma bagunça.

Eu ainda tentei:
_Mas se o senhor e a sua mulher trabalham o dia todo, o sonhor acha certo somente ela cuidar das crinças e da casa e da comida enquanto o senhor so manda?

Sem hesitar:

_ Pois sim!
(continuou) Madame, se eu ajudo, boto a mesa, faço a comida, qualquer coisa, depois meu vizinho fica a saber e ja sai a conversa de que eu to enfeitiçado. Homem assim é conhecido como homem enfeitiçado pela mulher madame.

Salve o feitiço das flores.


*Postagem atrasada porque em Caxito a internet as vezes fica dias sem funcionar.

4 comentários:

  1. Como os homens ainda são machistas né vivi? Quero dizer, não aceitam que os dois tem direitos iguais e que se o homem ajudar em casa, ele não deixa de ser mais ou menos homem por isso....Mas eles acham que precisam ser autoritários em casa, rigídos com a mulher e filhos.....E ainda existe a famosa hierarquia familiar.....beijos e continue escrevendo.....Eu sempre estarei lendo o qe você escreve....Saudades Prima..S2

    ResponderExcluir
  2. Misericórdia!!!!!!!!!!!!! parecem que se cristalizaram no tempo.Missão árdua tentar mostrar o valor da mulher na atual sociedade . A certeza ´ é que nascemos para vencer e somos vencedoras.

    ResponderExcluir
  3. Pois é. Como é dificil para nos entendermos uma outra realidade né, especialmente quando se trata de questoes que dizem respeito a nossa vida mais pessoal. Por outro lado é dificil uma sociedade mudar seus valores e crenças. O feitiço por exemplo ainda é motivo de muita morte e muito mal sucesso por aqui, o que dificulta a compreensao das doenças.

    ResponderExcluir
  4. às vezes acho que quase todos pensam assim, só não têm coragem de dizer, como esse senhor disse!

    ResponderExcluir