OLHAR DE CACIMBO



... porque nenhuma visão é neutra, porque o turvo precisa ser dito, ainda que maldito, antes que se perca em escuridão.










domingo, 22 de novembro de 2009

Parque do Kissama, turismo em Angola

Como já falei muitas vezes aqui, em Angola encontramos muitas belezas naturais.

*Obviamente na capital Luanda, dificilmente encontraremos exemplares do que poderiamos chamar beleza, dado as caraterísicas peculiares de uma grande cidade africana, com suas desordens demográficas, sanitárias, de distribuição de renda, de valores globalizantes e sabe-se lá mais quantos fatores que nos fogem a compreensão e que contribuem para que a tal cidade possamos atribuir muitos predicados, menos o da beleza.

Longe de Luanda, há uns 100 Km começa uma grande reserva natural chamada Parque Nacional do Kissama. 

Estive lá sábado passado e fiquei encantada.

Dentro do parque há um restaurante onde se pode comer a comida típica Angolana. Comidinha caseira bem parecida com a galinha de panela e a polenta da minha mãe, que eu comia no Brasil quando era criança.

Coisa básica e boa, funge de milho com galinha de muanba, banana da terra, batata doce, ensopado de peixe a kalulu e feijão com óleo de palma.Uma delícia! e o melhor é que há uma parte externa no restaurante onde se pode apreciar a vista.

Um lindíssimo vale verde e úmido, cheio de vida. Da varanda sente-se o cheiro da brisa de terra úmida do Rio Kuanza que se vé longe lá abaixo, e os olhos se enchem com o colorido dos pássaros, das flores e borboletas. Com sorte, dá até pra visualizar macaquinhos a correr pelas árvores e algumas girafas ou veados ao longe.

O complexo turístico tambem disponibiliza guias e passeios dentro do parque e tem chalés para hospedagem e área para camping.

A pena é que tudo custa bem caro.

Apesar dos estrangeiros que estão em Angola já estarem acostumados com os preços abusivos (comparados com a Europa e com o Brasil p.ex), e não deixarmos de visitar locais assim, ao menos uma vez para conhecer, dificilmente iremos lá duas vezes. Enquanto se fosse barato poderíamos ir todo final de semana.

Isso vale para muitos outros lugares de Angola, são caríssimos mesmo quando são simples_ como é o caso Kissama, que apesar de ser no paraíso serve comida caseira, que todo angolano conhece e come todo dia (exceto os que não conseguem sequer ter comida).

Pros extrangeiros ainda tem sempre os inconvenientes policiais  pedindo documentos e verificando nossas condições de estada nos lugares. Todo estangeiro que está em Angola há algum tempo já se viu forçado a ter que pagar uma gasosa prum polícia lhe deixar em paz ao menos uma vez.

*Isso quando não temos que voltar porque simplesmente os caras não nos permitem o acesso. Pior ainda quando nos levam a departamentos policiais para explicar porque paramos tirar foto dum predio ou praia. É estranho, mas acontece, é como se fossemos espiões a traficar informações.

Pros Angolano tambem é difícil passear e viajar, porque além de tudo ser caro e as familias serem maiores (o que encarece ainda mais), há poucos lugares onde se pode ir de candongueiro (ônibus) ou de comboio (trem). Nos sítios ou se vai de viatura (carro) particular ou não se vai.

Informaçoes sobre o Kissama: 244 925 314 949
 O site estádesatualizado:http://www.kissama.angoladigital.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário