OLHAR DE CACIMBO



... porque nenhuma visão é neutra, porque o turvo precisa ser dito, ainda que maldito, antes que se perca em escuridão.










sábado, 21 de maio de 2011

POMBALA _ Uma praia Lindíssima não muito longe da Capital

POMBALA é hoje um viveiro de plantas, antigamente foi uma fazenda na beira do mar. É uma das praias mais lindas de Angola, prinicpalmente porque é deserta (e, portanto, limpa) cheia de coqueiros na margem.

IMPORTANTE: Aí não tem nada, é preciso levar: água, comida, bebidas...{e, obviamente, não deixar LIXO nesse paraíso natural}. Também é tranquilo acampar durante o dia e passar a noite (para a noite é bom levar repelente) 


Pra chegar é fácil: Depois de BARRA DO DANDE (outro lugar bem bonito, porém mais explorado) segue-se a estrada, na direção de AMBRIZ. O asfalto irá acabar quando se passa por um lugarejo chamado OLARIA (do lado esquerdo da estrada). Aí há uma ponte e um posto policial (do lado direito. A polícia aí é tranquila, mas pode pedir documentos, é bom não esquecer disso)

Depois do posto da polícia anda-se menos de 1km e entra-se em uma estradinha de terra do lado esquerdo onde há um grande imbundeiro. (do lado direito há uma construção, possivelmente uma escola, cor de rosa).
Aqui temos mais ou menos o caminho.





 Nesse caminho anda-se mais ou menos uns 7km, ter-se-á a sensação de que nunca se chegará, até começar a ver a aldeia e os coqueiros (e palmeiras) gigantes na beira do mar.

Há uma aldeia um pouco antes de chegar na praia e depois chega-se a uma casa grande (portuguesa) em ruínas e uma série de bungalôs também desativados. As pessoas da aldeia são agradáveis e as crianças vêm logo ver se trouxemos algo pra elas, é comum pedirem bolacha (biscoito). Entretanto são super tranquilas, nada de exagero de pedição e intimidação como em Luanda.

As vezes os trabalhadores daí vendem côco para que tomemos água (até dá aquela saudadinha do Brasil), mas essa venda não é regular.

Não vou dizer mais nada, só vou deixar as minhas fotos daí:

antiga casa portuguesa colonial e coqueiros. LINDO LINDO.


Um paraíso deserto. Aqui tem muitos Siris. Esses animaizinhos (SIRIS) tomam posição de ataque se brincamos com eles, é super legal. Que saudade.





Canoas feitas a mão de um único tronco de árvore. IMPRESSIONANTE.

Casa colonial de beira mar e atrás os bungalôs. Pôr do sol e despedida do paraíso.


4 comentários:

  1. Oi, só hoje vi o seu blog, está muito bom.
    Adorei esta praia de Pombala, tenho de lá ir muito em breve.
    Luís

    ResponderExcluir
  2. OI Luis, obrigada.Eu to morando na america do norte agora e fica difícil postar sempre. A praia é linda mesmo. Se vocÊ tirar fotos me mande, eu só tenho essas.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse seu post. Mas existe algum lugar para se hospedar?
    Gostaria muito se pudesse me dar mais detalhes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Oi. Desculpe ter tardado em responder esta pergunta, é que já entro pouco no blog. Olha até o ano passado não tinha onde hospedar-se lá. Tem uma pequena aldeia quase na beira do mar. Aí seria possivel comprar alguma coisa, comida e bebida (mas não posso garantir) e no lugar é possivel acampar, porque vive aí os adiminstradores (uma familia que cuida do lugar) Mas eu sugeriria levar tudo, inclusive água potável porque não acho que se possa comprar por lá. È um passeio bem huts, mas pra quem gosta de natureza e pra quem gosta justamente disso, da parte não explorada do mundo, esse é um pedacinho do paraíso.

    ResponderExcluir